Links de Acesso

Trump e Biden lutam pelo voto do eleitorado afro-americano


Uma sondagem da cadeia de televisão CNN indica que o Presidente Joe Biden está a perder apoio entre o eleitorado afro-americano, numa altura em que a campanha de Donald Trump intensifica a sua ação nesse segmento da sociedade americana.

Trump e Biden lutam pelos eleitores africano-americanos – 3:50
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:51 0:00

A sondagem indica que entre o eleitorado afro-americano Biden comanda com 70% de apoio contra 21%, uma margem confortável mas que é uma queda em relação a 2020 quando o democrata venceu com 86% dos votos nesse segmento contra 7% de Donald Trump, ou seja, uma queda de 16%.

Mas mais preocupantes para a campanha de Biden é que o estudo da CNN indica que entre o eleitorado afro-americano abaixo dos 50 anos de idade a queda de apoio a Biden é enorme.

Em 2020 Biden teve uma vantagem de 80% nesse eleitorado.

Essa vantagem está agora reduzida a 37%, ainda confortável mas a queda é enorme e em eleições que poderão ser decididas em poucos Estados onde as vantagens ou desvantagens serão mínimas, este dado é uma má notícia para Biden cuja campanha está agora a tentar recuperar esse terreno perdido.

Ashley Etienne, antiga diretora de comunicações da vice-presidente Kamala Harris, diz que o lado positivo para os democratas é que estas sondagens “estão a forçar o Partido Democrata a fazer maiores investimentos mais cedo no seu apelo aos eleitores negros”.

“Geralmente é só em outubro quando começamos a gritar `tomem atenção aos eleitores negros’, agora o partido está a fazer os mais investimentos mais cedo de sempre junto dos eleitorado negro”, acrescentou ela em declarações à cadeia de televisão CNN.

Shirmichael Singleton, um analista conservador afro-americano, diz que a campanha de Trump está a intensificar as suas operações junto desse eleitorado e lembra que na semana passada o antigo Presidente esteve em Detroit para falar ao eleitorado negro, numa das suas igrejas, e este fim de semana deverá estar na Pensilvânia para fazer o mesmo.

Trump em Detroit
Trump em Detroit

“Estão a gastar boas quantidades de dinheiros em anúncios de campanha, estão a gastar boas quantidades de dinheiro nas redes sociais e rádio em campanhas viradas para o eleitorado negro, acabaram de contratar um afro-americano para dirigir a sua estratégia para esse eleitorado, esta é a razão porque a campanha de Biden está a gastar mais recursos”, afirmou ele à mesma cadeia de televisão.

“Estão obviamente preocupados (porque) Donald Trump apareceu, isso é importante e penso que vai fazer uma diferença”, concluiu aquele analista político.

Fórum

XS
SM
MD
LG