O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira, 23 aos líderes empresariais mundiais para fabricarem nos Estados Unidos ou enfrentarem tarifas, no seu primeiro grande discurso aos líderes globais desde que regressou à Casa Branca esta semana.
Desde a sua tomada de posse, na segunda-feira, Trump afirmou que Washington poderia impôr tarifas elevadas aos principais parceiros comerciais, Canadá, México e China, já a partir de 1 de fevereiro.
Também assinou uma série de ordens executivas, retirando os Estados Unidos dos Acordos Climáticos de Paris e da Organização Mundial de Saúde.
“Venham fabricar os vossos produtos nos Estados Unidos e nós oferecer-vos-emos os impostos mais baixos de todas as nações do mundo”, disse Trump na quinta-feira, falando à distância no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.
“Mas se não fabricarem o vosso produto na América, o que é uma prerrogativa vossa, então muito simplesmente terão de pagar uma tarifa”, acrescentou.
No seu discurso no Fórum Económico Mundial, adiantouu que acreditava que a descida dos preços do petróleo ajudaria a acabar imediatamente com a guerra na Ucrânia. E avançou que quer encontrar-se em breve com o presidente russo, Vladimir Putin, para garantir o fim da guerra de quase três anos com a Ucrânia, lamentando o que ele chamou de enorme perda de vidas.
“Vou também pedir à Arábia Saudita e à OPEP que baixem o preço do petróleo”, referindo-se à Organização dos Países Exportadores de Petróleo. “Se o preço baixasse, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia acabaria imediatamente”, afirmou.
“Neste momento, o preço é suficientemente elevado para que a guerra continue”, acrescentou. O Presidente disse que os esforços dos EUA para garantir um acordo de paz estavam agora a ser desenvolvidos, mas não deu pormenores.
Trump disse que espera ter “uma relação muito boa” com a China, mas sublinhou que “tudo o que queremos é justiça”.
"Apenas dois géneros"
Durante seu primeiro governo, Trump envolveu-se numa guerra tarifária crescente com Pequim, e ameaçou também impostos mais altos na campanha.
Em comentários abrangentes, Trump sinalizou ainda que iria exercer pressão para baixar as taxas de juro. “Vou exigir que as taxas de juro baixem imediatamente”, disse. “Da mesma forma, deveriam estar a descer em todo o mundo. As taxas de juro deveriam seguir-nos em todo o lado”.
O Presidente também falou sobre a questão da cirurgia de género, afirmando que “a política oficial dos Estados Unidos é que só existem dois géneros, masculino e feminino”.
O líder norte-americano referiu-se aos “homens que participam em desportos femininos” e acrescentou que as operações de género “serão muito raras”.
Desde que tomou posse, Trump prometeu uma revisão imediata do sistema comercial dos EUA, prometendo aplicar tarifas e impostos aos países estrangeiros em benefício dos cidadãos americanos.
Trump assinou uma ordem que dá instruções às agências para estudarem questões comerciais que vão desde os défices às práticas desleais - abrindo caminho a novas tarifas no futuro.
c/ Reuters
Fórum