As forças norte-americanas realizaram ataques na terça-feira, 11, contra alvos ligados a um grupo apoiado pelo Irão na Síria, informou o Comando Central dos EUA (Centcom).
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) confirmou os ataques que, segundo esse grupo de monitoria da guerra, deixaram cinco combatentes mortos.
O Centcom disse que os ataques foram em resposta a outro com rockets contra as tropas norte-americanas no país e tiveram como alvo as "instalações da sede logística e de armazenamento de armas do grupo.
“Não houve danos nas instalações dos EUA e não houve ferimentos nas forças dos EUA ou nas parceiras durante o ataque”, acrescentou o CENTCOM, sem identificar o grupo alvo.
O OSDH informou que os ataques aconteceram na cidade de Albukamal, na província oriental de Deir Ezzor.
Na segunda-feira, as forças norte-americanas bombardearam nove alvos associados a grupos apoiados pelo Irão em resposta aos recentes ataques com drones e rockets, segundo o Pentágono.
O (OSPD) afirmou, por seu lado, que esses ataques mataram quatro membros de grupos leais ao Irão.
Os militares norte-americanos têm cerca de 900 soldados na Síria e 2.500 no Iraque, ao abrigo da coligação internacional criada em 2014 para ajudar a combater o autodenominado Estado Islâmico.
Desde que a guerra eclodiu na Faixa de Gaza, depois de o Hamas ter atacado Israel, a 7 de Outubro de 2023, os grupos pró-Irão têm visado repetidamente as forças norte-americanas no Iraque e na Síria em resposta ao apoio de Washington a Israel.
Fórum