ESTOCOLMO, 9 de outubro (Reuters) - Os cientistas norte-americanos David Baker e John Jumper e o britânico Demis Hassabis ganharam o Prémio Nobel de Química de 2024, por seu trabalho na compreensão da estrutura das proteínas, disse a organização nesta quarta-feira, 9,
Metade do prémio foi concedido a Baker "pelo design computacional de proteínas", enquanto a outra metade foi dividida por Hassabis e Jumper "pela previsão da estrutura das proteínas", disse a Academia Real Sueca de Ciências, que concede o prémio.
Baker é professor na Universidade de Washington, em Seattle, enquanto Hassabis é CEO do Google DeepMind, a subsidiária de pesquisa de IA do Google GOOGL.O, onde Jumper também trabalha como cientista sénior de pesquisa.
Hassabis e Jumper utilizaram inteligência artificial para prever a estrutura de quase todas as proteínas conhecidas, enquanto Baker aprendeu a dominar os blocos de construção da vida e criar proteínas inteiramente novas, disse o órgão que concede o prémio.
"Uma das descobertas sendo reconhecidas este ano diz respeito à construção de proteínas espetaculares", disse a academia. "A outra é sobre a realização de um sonho de 50 anos: prever estruturas de proteínas a partir de suas sequências de aminoácidos."
O prémio, amplamente considerado um dos mais prestigiados do mundo científico, vale 11 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares).
Fórum