Links de Acesso

Trinta anos de arte angolana em exposição em Luanda


Mais de 100 obras colecionadas pelo escritor e artista plático Álvaro Macieira estão em exposição em Luanda

Os frutos de 30 anos de colecionar arte podem ser vistos na exposição “Kina Muta - Muta Kina” patente desde o passado 22 de Fevereiro no Salão Internacional de Exposições do Museu Nacional de História Natural, em Luanda.

Exposição Kinamuta Mutakina - 18: 28
please wait

No media source currently available

0:00 0:18:28 0:00

A exposição reúne obras de 50 artistas da colecção de Álvaro Macieira, que podem ser vistas durante os seis meses que ficará patente, respectivamente pintura, escultura em talha de madeira e em bronze, cerâmica e tapeçaria artística.

Com um acervo de mais de 100 obras adquiridas durante 30 anos, Álvaro Macieira justificou que a escolha propositada dos 50 artistas resulta da vontade de celebrar os 50 anos de Independência do país, a ser assinalado no próximo ano.

Alvaro Macieira
Alvaro Macieira

A exposição traz obras de António Gonga, António Tomás Ana "Etona”, Augusto Ferreira, Ana David "Kiana”, Albino da Conceição, Álvaro Macieira, Benjamim Sabby, Carla Peairo, Camuto, Cláudio Macieira, Dom Sebas Cassule, Domingos Barcas, Grácia Ferreira "Zizi”, Erika Jamece, Fernando de Carvalho "Tozé”, Fineza Teta, Guilherme Mampuya, Horst Poppe, Helena, Helena Justino, Imanni Silva, Jorge Gumbe, Jacinto Coutinho, José Pedro "Tchindje”, Kabudy Eli, Kapela, Kidá, Lino Damião, Luís Damião, Malangatana, Mayembe, Marcos Kabenda, Matondo Alberto, Manuel Ventura, Marcela Costa, Mpanda Vita, Massongi Afonso, Mpambukidi Nlunfidi, Mateus Mário, Márcia Simão, Nelson Paim, Naguib, Paulo Kussy, Paulo Amaral, Patrícia Cardoso, Sozinho Lopes, Toko, VAN, Virgínia Romão e Zan Andrade.

O curador Kabudy Eli sublinhou ser uma iniciativa de um artista, que teve a vontade de coleccionar, movido somente pelo amor que nutre pelas artes, reunindo uma representatividade muito grande em termos de nomes.

"Temos aqui obras com temáticas convergentes, que pensam Angola ao longo dos últimos 40 anos, nas quais encontramos o debate e soluções de várias situações, não só do ponto de vista cultural, mas também económico. Encontramos aqui perspectivas filosóficas, ao nosso modo, da forma e contributo dos artistas para desenvolvimento da sociedade”, observou.

Nascido no dia 13 de Maio de 1958, na vila de Sanza-Pombo, na província do Uíge, Álvaro Macieira é jornalista, escritor e consultor cultural.

É membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP). Publicou os livros "Castro Soromenho: Cinco Depoimentos”, "Cantos de Amor” e "Séculos de Amor”

Porém, é como artista plástico que veio a ganhar fama nacional e internacional. Revelou a sua faceta nas artes plásticas em 1998. "De um início de carreira incompreendido por alguns, Álvaro Macieira é actualmente um dos artistas plásticos mais acutilantes no panorama angolano.

Fórum

XS
SM
MD
LG