Um tribunal de Barcelona, na Espanha, ordenou que o corpo do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos seja entregue à sua viúva e devolvido ao país para o enterro, de acordo com uma decisão publicada quarta-feira.
A agência Reuters escreve que na decisão com data de ontem, 16, o tribunal decidiu que os restos mortais de Santos "sejam entregues à sua viúva Ana Paula Cristovão dos Santos para sepultamento" e concedeu autorização para "o repatriamento e transferência internacional dos (seus) restos mortais para Angola".
A VOA contactou a advogada da filha do antigo Presidente, Tchizé dos Santos, para uma reacção à decisão judicial, mas não houve qualquer resposta.
Recorde-se que parte dos filhos do antigo Presidente e da viúva recorreram ao tribunal para decidir quem tem o direito de ficar e enterrar o corpo de José Eduardo dos Santos.
A batalha jurídica tem de um lado os filhos Isabel, José Filomeno "Zenu", Welwitschea "Tchizé", Joess e José Eduardo Paulino "Coreon Dú" e do outro a esposa Ana Paula dos Santos e os três filhos que teve com José Eduardo dos SAntos.
(Em actualização)
C/Reuters