Links de Acesso

Tribunal espanhol ordena entrega de corpo de José Eduardo dos Santos à viúva e seu regresso a Angola


Falecido Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, ao lado da esposa Ana Paula dos Santos, na campanha eleitoral de 2012
Falecido Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, ao lado da esposa Ana Paula dos Santos, na campanha eleitoral de 2012

Um tribunal de Barcelona, na Espanha, ordenou que o corpo do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos seja entregue à sua viúva e devolvido ao país para o enterro, de acordo com uma decisão publicada quarta-feira.

A agência Reuters escreve que na decisão com data de ontem, 16, o tribunal decidiu que os restos mortais de Santos "sejam entregues à sua viúva Ana Paula Cristovão dos Santos para sepultamento" e concedeu autorização para "o repatriamento e transferência internacional dos (seus) restos mortais para Angola".

A VOA contactou a advogada da filha do antigo Presidente, Tchizé dos Santos, para uma reacção à decisão judicial, mas não houve qualquer resposta.

Recorde-se que parte dos filhos do antigo Presidente e da viúva recorreram ao tribunal para decidir quem tem o direito de ficar e enterrar o corpo de José Eduardo dos Santos.

A batalha jurídica tem de um lado os filhos Isabel, José Filomeno "Zenu", Welwitschea "Tchizé", Joess e José Eduardo Paulino "Coreon Dú" e do outro a esposa Ana Paula dos Santos e os três filhos que teve com José Eduardo dos SAntos.

(Em actualização)

C/Reuters

XS
SM
MD
LG