O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo determinou, quinta-feira, 18, a prisão preventiva como medida de coação para a antiga Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo.
Ela vai aguardar julgamento em prisão.
Maria Helena Taipo esteve pouco mais de três horas a ser ouvida pelo Juiz da sexta secção do Tribunal Judicial da Cidade do Maputo.
Detida na última terça-feira, a antiga ministra do Trabalho e embaixadora de Moçambique em Angola, é acusada num processo de corrupção de ter beneficiado ilicitamente de dinheiro proveniente do Instituto Nacional de Segurança Social.
Ao fim da audição, não foi prestada qualquer informação à imprensa.
O advogado de defesa escusou-se de tecer qualquer comentários, contudo, fontes do Tribunal informaram que foi decretada a prisão preventida da antiga ministra.
Lúcio Sumbane aguarda julgamento em liberdade
Quem teve uma sorte diferente foi o empresário Lúcio Sumbana, que vai aguardar o julgamento em liberdade.
O jovem empresário é acusado de ter pago subornos à antiga ministra, para tirar benefícios a favor de uma das empresas de que é gestor.
Ele é filho de Fernando Sumbana, membro sénior do partido Frelimo e que durante vários anos fez parte da estrutura dos governos de Joaquim Chissano e Armando Guebuza, como ministro em várias pastas.