Três activistas das Lundas detidos no passado dia 9 de Fevereiro e que comparecem hoje, 13, em tribunal no Dundo deverão conhecer a sua sentença no próximo dia 20 de Abril.
Dois outros activistas foram libertados.
O julgamento está relacionado com incidentes na Lunda Norte que ocorreram a 9 de Fevereiro depois da polícia ter efectuado uma rusga à casa de Oliveira Caetano onde confiscou cerca de 225 T-Shirts do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe, uma organização que luta pela autonomia dessa região.
Quando Caetano foi detido, dezenas de populares manifestaram-se em frente às instalações da polícia resultando em confrontos que levaram à prisão de dezenas de pessoas, a maior parte das quais foram subsequentemente libertadas.
Oliveira Caetano foi contudo um dos dois activistas libertados hoje. O outro é Belo Efécio de 70 anos de idade que, segundo o dirigente do movimento José Mateus Zecamutchima, foi espancado pela polícia após a sua prisão e que segundo notícias está ainda doente por causa das agressões.
Os três presos que vão conhecer a sua sentença no próximo dia 20 são Domingos Coqueiro, de 45 anos de idade, Alexandré Sauanuque, de 52 anos, e Zeca Samuimba, de 52.