O rapper americano Travis Scott prometeu cobrir os custos do funeral das oito pessoas que morreram num esmagamento durante o seu Festival Astroworld em Houston na sexta-feira, 5 de Novembro.
Scott também está a oferecer aconselhamento online gratuito para as pessoas afectadas pelo incidente. A promotora de eventos Live Nation emitirá reembolsos para aqueles que foram ao Astroworld.
A Live Nation está a atrasar a venda de ingressos para um show de Billy Joel num local diferente em Houston enquanto decorre a investigação do incidente de 5 de Novembro no NRG Park, naquela cidade do estado do Texas.
Vítimas mortais identificadas
As oito pessoas que morreram no Astroworld Festival em Houston na sexta-feira incluíam estudantes do ensino médio, um estudante de ciência da computação e um aspirante a agente da Patrulha da Fronteira.
As autoridades do condado de Harris divulgaram detalhes sobre as suas identidades, mas não como eles morreram, o que pode levar várias semanas. A mais jovem tinha 14 anos, enquanto o mais velho tinha 27.
Treze pessoas ainda estão hospitalizadas, mas as suas condições não foram reveladas. As mortes e ferimentos aconteceram enquanto a multidão corria para o palco na sexta-feira durante o show de Travis Scott. Mais de 20 acções judiciais foram movidas até 8 de Novembro.
O Chefe da Polícia e Travis Scott encontraram-se antes do Festival Astroworld
O chefe de polícia de Houston, Troy Finner, disse que se encontrou com Travis Scott e o seu chefe de segurança antes da sua apresentação no Festival Astroworld na sexta-feira para expressar preocupações sobre segurança.
Finner não deu detalhes sobre quais eram essas preocupações, mas disse que pediu a Scott para "estar atento às mensagens de media social da sua equipa sobre quaisquer eventos não programados".
Finner descreve a reunião como "breve e respeitosa". Os representantes de Scott não responderam aos pedidos de comentários da Associated Press. O Departamento de Polícia de Houston está a investigar as mortes de oito pessoas durante o show de Scott.
Empresa de Segurança da Astroworld não comenta procedimentos
Representantes da empresa de segurança que administrou o Festival Astroworld em Houston não comentaram publicamente sobre a aglomeração da multidão que matou oito pessoas quando Travis Scott subiu ao palco na sexta-feira.
Os registos do condado de Harris indicam que a Contemporary Services of Los Angeles foi responsável pela segurança do festival.
A Associated Press obteve o plano de operações de 56 páginas para protocolos de segurança e resposta médica de emergência para incidentes potenciais, como overdoses, evacuações ou vítimas em massa. O plano instrui a equipa a nunca usar o termo "morto" ou "falecido" no rádio, mas a usar a palavra-código "Smurf". Não está claro se o protocolo foi seguido.