Dezenas de trabalhadores da administração do município do Sumbe, na província angolana do Kwanza Sul, continuam à espera de resolução do caso do desvio dos seus salários durante a administração de América Alves Sardinha e Manuel do Nascimento Rosa da Silva.
Cerca de 120 trabalhadores viram-se sem salários por, segun do dizem, terem sido desviados para o benefício daqueles dois administraçãos, no valor total de 26 milhões de kwanzas.
Cinco desses trabalhadores já morreram.
O caso foi para tribunal mas, segundo os trabalhadores, a juíza afirmou que iria decidir o caso à porta fechada, mas até agora não houve qualquer solução.
“A juíza disse que vai decidir sobre o processo à porta fechada mas, já lá vão um mês e até agora nada”, disse um dos funcionários.
Fernando Pais da Cunha também esperar seus salários.
“Se a juíza decidíu que vai julgar a administração à porta fechada, nós queremos saber quando vai começar a pagar os nossos salários”, perguntou.
A actual administração não tem fundos para pagar aos trabalhadores e defe que os trabalhadores devem responsabilizar os anteriores administradores.
Manuel Rosa da Silva é actualmente primeiro secretário do MPLA em Cassongue.
A VOA não conseguiu falar com os acusados.