Links de Acesso

Tomada de posse de Trump movida para recinto fechado devido ao frio extremo


A tomada de posse de Trump está a ser transferida para dentro de casa devido às temperaturas perigosamente baixas previstas para segunda-feira, em Washington
A tomada de posse de Trump está a ser transferida para dentro de casa devido às temperaturas perigosamente baixas previstas para segunda-feira, em Washington

Donald Trump confirmou que a sua tomada de posse como presidente dos Estados Unidos, na segunda-feira, 20, será em recinto fechado, devido ao tempo gelado que se espera, minando as esperanças do republicano de um espetáculo grandioso para dar início ao seu segundo mandato.

“Há uma rajada de vento ártico a varrer o país”, escreveu Trump no seu feed do Truth Social esta sexta-feira, 17. “Por isso, ordenei que o discurso de tomada de posse, para além das orações e outros discursos, seja proferido na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos”.

A dramática mudança de planos significa que Trump não irá discursar nos degraus do Capitólio com vista para o National Mall, que tradicionalmente recebe uma grande multidão para dar as boas-vindas aos novos presidentes.

Os preparativos já foram feitos em Washington para um grande afluxo de visitantes, mas muitos terão agora de assistir pela televisão.

A última vez que um presidente fez o juramento de posse dentro de casa foi Ronald Reagan, em 1985, que também transferiu a cerimónia para a Rotunda do Capitólio devido ao frio intenso.

Prevê-se que Washington esteja bem abaixo de zero na segunda-feira, com o vento a aumentar o frio.

A fachada oeste do edifício do Capitólio dos EUA, onde tradicionalmente tem lugar a tomada de posse presidencial, a 17 de janeiro de 2025, em Washington, DC.
A fachada oeste do edifício do Capitólio dos EUA, onde tradicionalmente tem lugar a tomada de posse presidencial, a 17 de janeiro de 2025, em Washington, DC.

Na sua mensagem, Trump disse que “vários dignitários e convidados” assistirão aos eventos no interior do Capitólio, incluindo orações, o discurso inaugural e o canto do hino.

No entanto, o republicano, que construiu uma marca política em torno da realização de grandes comícios, disse que os apoiantes poderiam assistir ao evento através de uma transmissão em direto na arena desportiva Capital One, em Washington - onde ele promete estar depois do juramento.

Trump - que, aos 78 anos, será a pessoa mais velha a assumir a presidência - disse que as cerimónias na Rotunda no Capitólio “serão uma experiência muito bonita para todos, e especialmente para a grande audiência televisiva!”

“Abriremos a Capital One Arena na segunda-feira para assistir em direto a este acontecimento histórico e para acolher o desfile presidencial. Juntar-me-ei à multidão no Capital One, depois da minha tomada de posse.”

Pergunta sobre o tamanho da multidão

Após a sua primeira tomada de posse, em 2017, Trump ficou notoriamente irritado com as notícias de que a sua multidão no Mall era nitidamente mais pequena do que o número de pessoas que compareceram na cerimónia de Barack Obama em 2009.

Desta vez, a mudança significa que Trump vai perder grande parte da cerimónia. Entre elas, a de fazer o discurso inaugural perante um possível mar de gente que se estende até ao imponente Washington Memorial.

No entanto, como antigo ator de um reality show, Trump irá provavelmente aproveitar o potencial para fazer teatro para a televisão, tanto na elegante Rotunda como depois na arena.

“Esta será uma experiência muito bonita para todos, e especialmente para a grande audiência televisiva!” postou Trump.

A Capital One Arena, onde jogam a equipa de basquetebol Washington Wizards e a equipa de hóquei no gelo Washington Capitals, tem uma capacidade para cerca de 20.000 pessoas.

Antes da decisão de cancelar o evento ao ar livre, mais de 220.000 bilhetes foram distribuídos ao público através dos gabinetes dos legisladores.

As pessoas que enfrentarem o frio poderão ainda assim vislumbrar o presidente recém-empossado quando este percorrer a Pennsylvania Avenue desde o Capitólio até à Casa Branca.

A Casa Branca, o Capitólio e partes do percurso do desfile na Avenida Pensilvânia já estão cercados por barreiras metálicas de 2,4 metros. E cerca de 25.000 agentes da lei e militares estão a convergir para Washington, de acordo com o agente especial dos Serviços Secretos dos EUA, Matt McCool.

Fórum

XS
SM
MD
LG