Links de Acesso

"Terroristas estão a levar 'porrada'", em Macomia, diz Presidente moçambicano


Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique
Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique

Terroristas mortos em combates que começaram de madrugada na zona de Limala, ao lado de Mbau, no distrito de Mocímboa da Praia.

O Presidente moçambicano anunciou que "dezenas de terroristas" foram mortos pelas Forças Armadas de Moçambique (FADM), com o apoio das tropas do Ruanda, em confrontos desde a madrugada desta quarta-feira, 29, em Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado.

Ao intervir na inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Maputo, Filipe Nyusi afirmou que "os terroristas estão a levar 'porrada', dezenas e dezenas ficaram em terra e muito equipamento foi capturado".

O Presidente acrescentou que os combates, que "são momentos difíceis para o povo", começaram de madrugada na zona de Limala, ao lado de Mbau, no distrito de Mocímboa da Praia.

Nyusi revelou ainda que nos dois primeiros dias desta semana, registaram-se combates no distrito de Nangade entre a chamada Força Local, formada por antigos veteranos de guerra apoiados pelo Governo, e os rebledes.

Desde fevereiro deste ano, apesar de o Chefe de Estado ter afirmado na terça-feira, 28, que não existe qualquer base dos insurgentes em Cabo Delgado e que as pessoas estão a regressar às suas áreas de residência, tem havido um aumento de ataques que provocaram, até agora, segundo agências internacionais e o Governo moçambicano, mais 150 mil deslocados.

Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado tem sido alvo de ataques de grupos insurgentes ligados ao Estado Islâmico que resultaram em cerca de quatro mil mortes e quase um milhão de deslocados, além de inúmeras infraestruturas destruídas.

Fórum

XS
SM
MD
LG