Um terramoto de magnitude 7,7 na escala de Richter, sentido na costa leste de Taiwan, abalou a capital, Taipei, na manhã de quarta-feira, 3 abril, (hora local) e cortou a energia em várias partes da cidade, ao mesmo tempo que emitiu um alerta de tsunami nas ilhas do sul do Japão e nas Filipinas.
Pelo menos nove pessoas morreram e centenas ficaram feridas depois do terramoto mais forte dos últimos 25 anos ter atingido a ilha.
O Governo da cidade de Taipei não recebeu nenhum relato de danos e o Mass Rapid Transit da cidade entrou em funcionamento logo depois.
Estações de televisão de Taiwan mostraram imagens de alguns edifícios desabados em Hualien, perto do epicentro do terramoto, e a imprensa no geral informou que algumas pessoas ficaram presas.
O terramoto terá sido sentido até em Xangai, na China, segundo uma testemunha da Reuters.
O epicentro ocorreu próximo à costa do condado oriental de Hualien, nas águas da costa leste da ilha de Taiwan, disse a administração central de clima do território.
As autoridades do Japão emitiram um aviso de evacuação para as áreas costeiras da província de Okinawa, no sul.
Espera-se que ondas de tsunami de até 3 metros alcancem grandes áreas da costa sudoeste do Japão, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão, que estimou a magnitude do terremoto em 7,5.
A Agência de Sismologia das Filipinas também emitiu um alerta aos residentes das zonas costeiras de várias províncias a pedir que evacuem para locais mais elevados.
O terramoto foi sentido em Fuzhou, Xiamen, Quanzhou e Ningde, na província chinesa de Fujian, de acordo com a mídia estatal chinesa.
O Southern Taiwan Science Park, onde a gigante de semicondutores Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. tem uma fábrica, disse que as empresas operam sem impacto.
A agência central de notícias oficial de Taiwan disse que o terramoto foi o maior a atingir a ilha desde 1999, quando um tremor de magnitude 7,6 matou cerca 2,400 pessoas.
C/Reuters
Fórum