A revista Time nomeou a superestrela pop americana Taylor Swift como a pessoa do ano na quarta-feira, 6 de dezembro, chamando a força musical da natureza de "heroína de sua própria história".
Swift bateu os recordes da indústria este ano, tanto com a sua digressão como com o filme da cavalgada musical global, que se estima que tenha gerado quase 2 mil milhões de dólares de receitas, uma vez que os seus adorados fãs se aglomeram para a ver em carne e osso.
"Taylor Swift encontrou uma forma de transcender fronteiras e ser uma fonte de luz... Swift é a rara pessoa que é ao mesmo tempo escritora e heroína da sua própria história", escreveu o editor-chefe da Time, Sam Jacobs, num comunicado.
"Muito do que Swift realizou em 2023 não pode ser medido. Ela mapeou sua jornada e compartilhou os resultados com o mundo: Ela se comprometeu a validar os sonhos, sentimentos e experiências de pessoas, especialmente mulheres, que se sentiam esquecidas e regularmente subestimadas."
A enorme abertura de 92,8 milhões de dólares no início deste ano do filme "The Eras Tour" de Taylor Swift deu o tom para o 2023 da cantora de 33 anos "Cruel Summer".
As vendas antecipadas de ingressos para o filme ultrapassaram US $ 100 milhões em todo o mundo, disse a operadora de teatro AMC, tornando-o o filme de concerto de longa-metragem mais vendido da história.
"Os fãs tiveram que se esforçar muito para conseguir os ingressos... Eu queria fazer um show que fosse mais longo do que eles imaginavam, porque isso me faz sentir bem ao sair do estádio", disse Swift à Time.
Este ano, o romance de Swift com o jogador do Kansas City Chiefs, Travis Kelce, também trouxe à NFL uma nova onda de fãs, já que suas centenas de milhões de seguidores nas redes sociais conferiram seu novo amor.
"Por construir um mundo próprio que criou um lugar para tantos, por transformar sua história em uma lenda global, por trazer alegria a uma sociedade desesperadamente necessitada dela, Taylor Swift é a Pessoa do Ano de 2023 da TIME", disse Jacobs.
Sensação do Mainstream
A digressão "Eras" tem atualmente mais de 145 datas.
De acordo com a Pollstar, a revista da indústria que cobre as artes do espetáculo, cada concerto gera 13 milhões de dólares em receitas, o que elevaria o total da digressão a cerca de 1,9 mil milhões de dólares.
Nenhum artista ou grupo ultrapassou anteriormente o limiar simbólico dos mil milhões de dólares.
Nascida na Pensilvânia, Swift começou a escrever canções country no início da adolescência.
O seu pai mudou o seu emprego nos serviços financeiros para a capital da música country, Nashville, para lhe dar uma oportunidade na indústria.
Depois de ter conquistado um público cada vez maior com as suas canções country introspectivas, Swift mudou para uma direção completamente pop no seu quinto álbum de estúdio - "1989", cujo nome vem do seu ano de nascimento.
"O que faz de Swift um fenómeno cultural não é apenas a sua proeza musical e versatilidade, mas também a autenticidade que coloca em cada nota e verso", afirmou a revista Forbes num artigo publicado em outubro.
A Time apresentou pela primeira vez o seu prémio de Personalidade do Ano em 1927.
O homenageado do ano passado foi Volodymyr Zelensky, bem como "o espírito da Ucrânia" pela resistência que o país tem demonstrado face à invasão russa.
Entre os anteriores selecionados contam-se o Presidente dos EUA Joe Biden e a Vice-Presidente Kamala Harris, Martin Luther King Jr., a antiga chanceler alemã Angela Merkel, o Papa Francisco e a ativista climática Greta Thunberg.
Fórum