As forças do Talibã travaram um tiroteio de três horas com um grupo de supostos sequestradores do Estado Islâmico neste domingo, matando três deles, disseram as autoridades.
O conflito aconteceu na cidade de Herat, no oeste do Afeganistão, quando os combatentes do novo governo do Talibã encurralaram a gangue num prédio, disse o Comando da Polícia de Herat em comunicado.
Os residentes locais disseram ter ouvido armas leves e mais pesadas usadas no conflito. A polícia disse que três membros do Estado Islâmico foram mortos e dois talibãs ficaram feridos no confronto.
Vídeos que circulam nas redes sociais parecem mostrar que pelo menos um suspeito foi morto a tiros depois de ser detido e desarmado, durante um confronto com os seus captores.
A filmagem também mostrou forças vitoriosas do Talibã dirigindo pela cidade com três corpos expostos na carroçaria de uma carrinha pick-up, enquanto apoiantes em torcida seguiam em motorizadas.
O Talibã tomou o poder no Afeganistão em meados de Agosto, derrubando o governo anterior apoiado pelos EUA, e prometeu restaurar a estabilidade após uma guerra de 20 anos.
Mas os seus esforços foram prejudicados por uma série de ataques reivindicados pelo IS-K, outro grupo islâmico sunita linha-dura que tem uma forte rivalidade com o Talibã.