Links de Acesso

Síria realiza eleições presidenciais a 3 de Junho


O Presidente da Síria marcou as eleições presidenciais para o dia 3 de Junho, altura em que,segundo os observadores, Bashar al-Assad deverá ser reeleito para o seu terceiro mandato.

O anúncio do líder sírio foi feito no mesmo momento em que dois obuses mataram duas pessoas e deixaram várias feridas não muito longe do palácio presidencial.

Segundo o calendário anunciado, as candidaturas podem ser apresentadas até 1 de Maio. Assad ainda não oficializou a candidatura, mas ainda em Janeiro garantia à AFP que há “fortes hipóteses” de se apresentar às eleições.

Esta será, em teoria, a primeira vez que os sírios poderão escolher um Presidente entre vários candidatos. Tal como Hafaz al-Assad, o seu pai, Bashar al-Assad submeteu-se até agora apenas a referendos nos quais era o único candidato: Em 2000, conseguiu 97,3% dos votos e, sete anos mais tarde, 97,6%.

A Constituição aprovada em 2012 – que o regime apresentou como resposta aos protestos populares que eclodiram no ano anterior – instituiu o princípio de eleições multipartidárias, mas os diplomas que regulam a eleição presidencial garantiram que apenas um reduzido lote de pessoas poderá concorrer.
XS
SM
MD
LG