Links de Acesso

Somália e a Etiópia vão retomar conversações sob mediação turca


Manifestação de somalis contra o acordo portuário entre a Etiópia e a Somalilândia, em Mogadíscio (arquivo)
Manifestação de somalis contra o acordo portuário entre a Etiópia e a Somalilândia, em Mogadíscio (arquivo)

A Turquia é agora o mediador do conflito entre a Etiópia e a Somália.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Somália e da Etiópia reunir-se-ão em Ancara, na próxima semana, para discutir os pontos de desencontro sobre um acordo portuário que Adis Abeba assinou com a região separatista da Somalilândia no início deste ano, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan.

A Turquia está agora a mediar as conversações entre os vizinhos da África Oriental, cujos laços se tornaram tensos em janeiro, quando a Etiópia concordou em arrendar 20 km de costa à Somalilândia, em troca do reconhecimento da sua independência.

Mogadíscio considerou o acordo ilegal e retaliou expulsando o embaixador etíope e ameaçando expulsar milhares de tropas etíopes estacionadas no país para ajudar a combater os insurrectos islâmicos.

Os ministros dos negócios estrangeiros da Somália e da Etiópia reuniram-se em Ancara no mês passado, juntamente com Fidan, para discutir os seus desacordos e concordaram em realizar uma nova ronda de conversações.

Numa conferência de imprensa em Istambul, Fidan afirmou que uma segunda ronda de conversações entre a Somália e a Etiópia terá lugar em Ancara na próxima semana.

O anúncio de Fidan foi feito uma semana depois de ter visitado Adis Abeba e se ter encontrado com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed.

"Discutimos estas questões com o primeiro-ministro Abiy em pormenor", disse Fidan.

"As tensões entre a Somália e a Etiópia terminariam com o acesso da Etiópia aos mares através da Somália, desde que a Etiópia reconheça a integridade territorial e a soberania política da Somália."

Nos últimos anos, a Turquia tornou-se um aliado próximo do governo somali. Ancara construiu escolas, hospitais e infraestruturas e concedeu bolsas de estudo aos somalis para estudarem na Turquia.

Em 2017, a Turquia abriu a sua maior base militar ultramarina em Mogadíscio. No início deste ano, a Turquia e a Somália assinaram um acordo de cooperação económica e de defesa.

Ancara deverá também enviar apoio da marinha para as águas somalis, depois de os dois países terem acordado que Ancara enviará um navio de exploração ao largo da costa da Somália para prospecção de petróleo e gás.

Fórum

XS
SM
MD
LG