As cantoras Socorro Lira, do Brasil, e Mingas, de Moçambique, irão neste sábado, 7, partilhar o palco do teatro Raul Cortez, em São Paulo, para interpretar “trinado”, homenagem à poesia de Carolina Maria de Jesus.
O tema faz parte do disco “Dá-me as Rosas – a poesia de Carolina Maria de Jesus na música de Socorro Lira”, em lançamento.
Socorro diz que “esse disco faz parte de um projeto maior - “a viva voz” - no qual musiquei mulheres brasileiras, que viveram e escreveram livros, poesia, entre os séculos XIX e XX, e Carolina é uma dessas escritoras”.
Cantar Carolina Maria de Jesus é para Socorro Lira uma forma de alertar sobre o seu valor, tendo em conta que “as mulheres tiveram as suas criações invisibilizadas” e ela, mesmo sendo uma poetisa negra importante, “é pouco estudada”.
Neste trabalho, conta Socorro, “quis convidar uma artista do continente africano, e escolhi a Mingas, de Moçambique, por causa da língua comum que a gente fala, o Português”.
E Mingas, que no tema também canta em xitswa, uma das línguas de Moçambique, espera que esta seja “uma oportunidade de partilhar o lado africano (…) e início de uma colaboração musicalmente enriquecedora".
Socorro Lira, também escritora, tem cerca de 20 discos e seis livros. Nos seus mais de 20 anos de carreira, recebeu várias distinções, incluindo, em 2012, nos Prémios de Música Brasileira, como melhor cantora (categoria regional).
Mingas, que fez parte do grupo de Miriam Makeba, é uma das mais importantes vozes de Moçambique, e por várias vezes ganhou os principais prémios de música local, Ngoma Moçambique e Top Feminino. Gravou, em mais de 40 anos de carreira, discos com os grupos Amoya (RM), Orquestra Marrabenta Star e a solo. É também ativista social, com interesse no avanço das jovens.
No album em lançamento, além de Mingas, Socorro Lira tem a colaboração de Célia Sampaio, considerada dama do reggae maranhense; e do trio Clarianas, de São Paulo, entre outros.
Fórum