Sete funcionários do Governo provincial de Benguela, em Angola, foram detidos, ao cair da tarde desta terça-feira, 18, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) por suspeitas de tráfico de influência na recepção de documentos para acesso a casas nas centralidades, soube a VOA de fonte segura
O SIC não precisou de mandado de detenção da Procuradoria-Geral da República por ter "apanhado" os funcionários em flagrante delito, avança um alto funcionário do Ministério do Interior.
O Ministério Público deverá formalizar o acto de detenção nas próximas horas.
"São indivíduos que facilitaram os seus familiares, recebendo os referidos documentos, facto que agitou a sociedade", refere a fonte, que disse não ter conhecimento de qualquer indício de corrupção.
A Delegação Provincial do Interior está a preparar uma nota de esclarecimento sobre a ocorrência.
Tal como avançou a VOA, esta situação levou à sede do Governo provincial milhares de cidadãos, principalmente funcionários de órgãos do Estado, numa concentração que movimentou vários agentes da Polícia Nacional.
Em resposta, o governador provincial, Luís Nunes, que se encontra no interior da província, esclareceu, em comunicado, que não ordenou qualquer procedimento de inscrição.