O secretário-geral da ONU pediu neste sábado, 6, a líderes africanos que redobrem os esforços para levar a paz ao leste da República Democrática do Congo (RDC), onde grupos armados violentos aterrorizam civis há décadas.
"É hora de parar a violência. Reitero meu apelo a todos os grupos armados - deponham as armas imediatamente", afirmou António Guterres numa reunião de alto nível em Bujumbura, Burundi, em que participaram Presidentes e representantes de governos que assinaram um acordo mediado pela ONU em 2013 para promover a estabilidade e segurança naquela nação rica em minerais, mas devastada por conflitos.
Ele disse que o acordo firmado há uma década marcou um ponto de viragem para a cooperação na região frequentemente turbulenta, mas "enfatizou que a crise actual ressalta o quão longe temos que ir".
Guterres sublinhou que "apesar dos nossos esforços colectivos, mais de 100 grupos armados – congoleses e estrangeiros – ainda operam hoje e, portanto, ameaçam a estabilidade de toda a região dos Grandes Lagos”.
Grupos armados actuam em grande parte do leste da RDC há três décadas, num legado de guerras regionais que ocorreram desde os anos de 1990 .
Fórum