Uma delegação de cinco senadores americanos foi vista, hoje, 28, em Luanda, com o presidente angolano, João Lourenço, com quem discutiu as relações entre os dois países e as áreas que podem ser aprofundadas.
A líder da delegação americana, a Senadora Patty Murray, disse, depois do encontro, que os Estados Unidos “têm em Angola num grande parceiro” e que ambos os países podem beneficiar do “tremendo trabalho” que há ainda por fazer.
A delegação americana visitou com o intuito de avalliar os programas de assistência à saúde dos Estados Unidos em Angola, com especial atenção para iniciativas relacionadas com a malária, HIV/AIDS, COVID-19, agentes de desenvolvimento comunitário e de saúde, gestão da cadeia de abastecimento de medicamentos, formação de especialistas em saúde e planeamento familiar.
Outro membro da comitiva, Chris Coons, disse que “o potencial entre os dois países é enorme. Nós temos várias empresas americanas que querem vir aqui investir”, afirmou.
Cerca de metade dos quase 1,48 mil milhões em assistência do governo dos EUA concedidos a Angola nos últimos 25 anos foram direcionados para aprimorar o sistema de saúde, capacitar profissionais de saúde, adquirir medicamentos e vacinas essenciais, e fortalecer laboratórios locais.
Fazem parte da delegação americana, para alem de Patty Murray e Chris Coons, os Senadores Gary Peters, Catherine Cortez e Peter Welch.
Fórum