A Associação dos Estudantes de PALOP na Guarda, Portugal, está a se preparar para celebrar a Semana da África nos dia 24, 25 e 26 de maio, informa a presidente da associação, Maria das Neves Silva Andrade.
Ela estuda mestrado em gestão e administração pública no Instituto Politécnico da Guarda, e explica que a associação tem a finalidade de promover atividades em prol dos estudantes, de forma a divulgá-las no local e na diáspora.
“Temos como objetivo integrar os estudantes junto com as outras instituções, em termos de logística, de acompanhamento e mais coisas que os estudantes necessitam.”
Além da Semana da África, a associação promove atividades de diversidade cultural, criatividade e jogos de animação.
Andrade disse que uma das maiores dificuldades que os estudantes internacionais enfrentam é a integração.
Para Andrade, um bom acompanhamento da própria escola, na qual professores e funcionários estejam cientes de que os alunos internacionais tem que se adaptar a um ambiente novo e diferente, vai colaborar para que os estudantes se sintam bem.
Ela destaca a importância de saber ouvir, estar disponível e dar oportunidades aos estudantes internacionais. Explica que a escola torna-se a família do aluno, e por isso é importante “criar um laço familiar, uma zona de conforto”.
Andrade gostaria que as pessoas se unissem em torno dos objetivos de integrar, acolher, ouvir e partilhar, para que os estudantes internacionais possam se desenvolver e ter oportunidades para se sentirem capazes de fazer e partilhar.
Confira a entrevista na íntegra para saber mais sobre a Semana da África na Guarda.