As autoridades sanitárias estão a preparar uma campanha de vacinação contra o sarampo no município de Luquembo, 270 quilómetros a sueste de Malanje, onde foram registados vários casos desta doença.
A campanha deverá arrancar a 22 deste mês sendo o projecto extensivo aos habitantes das comunas sede, Donbo- Wazanga, Kunga – Palanga, Kapunda, Kinbango e Rimba com cerca de 50 mil habitantes.
O chefe de repartição municipal de Saúde, Filipe Cambambe disse que alguns casos esporádicos com a patologia do sarampo foram registados em toda a circunscrição afectando munícipes com idades diferentes.
Cambambe afirmou que “a situação está controlada epidemiologicamente e estamos na fase da campanha de vacinação contra o sarampo que dá mais um reforço que o governo provincial, o governo nacional e do município em si”.
Filipe Cambambe disse que tudo está a ser feito para não faltar ninguém durante a jornada, que poderá durar cerca de um mês.
“Temos toda a logística preparada, tudo o pessoal preparado e que ninguém se faça passar por despercebido desta situação, por que quando tratamos de uma campanha de vacinação epidemiológica é de todo o povo”, afirmou.
A campanha geral de vacinação contra sarampo no Luquembo será de porta - porta em todos locais onde exista população.