Os Estados Unidos, Portugal e o Brasil estão a apoiar São Tomé e Príncipe no desenvolvimento de uma estratégia de segurança marítima.
Os trabalhos a cargo do Centro de Estudos Africanos já tiveram seu início com a realização de um seminário em que participam instituições são-tomenses ligadas ao mar e peritos internacionais na matéria.
O objectivo é dotar o país de condições materiais e humanas para proteger o seu vasto território marítimo e seus recursos, e ao mesmo tempo garantir a segurança em toda a região do Golfo da Guiné.
Especialistas em segurança marítima de Portugal, Brasil e dos Estados Unidos de América estão a estudar a melhor forma de proteger o mar do arquipélago com base na posição geoestratégica do país.
O Governo através do ministro da Defesa e do Mar Carlos Stok já disse que o país tem todo interesse no desenvolvimento desta estratégia.
O assunto está em discussão entre as autoridades São-tomenses e a Embaixadora dos Estados Unidos que se encontra de visita ao país.
Os trabalhos Centro de Estudos Africanos, vão prosseguir na próxima semana em Acra, Gana com a participação de 11 países da região do Golfo da Guiné.