Links de Acesso

Samito vai forçar segunda volta em Maputo, dizem analistas


Samora Machel Jr.
Samora Machel Jr.

Raúl Domingos diz que candidatura de Samito realça fragilidade na Frelimo

Alguns analistas dizem que a entrada de Samora Machel Jr. (Samito) na corrida para a presidência do Município de Maputo poderá obrigar a uma segunda volta, porque todos os candidatos que concorrem para o cargo são fortes.

Samito vai forçar segunda volta em Maputo, dizem analistas
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:43 0:00

O facto de Samora Machel jr. ter quebrado a disciplina interna da Frelimo, de que é membro do seu Comité Central, continua a suscitar diversos comentários e análises, havendo quem considere tratar-se de uma situação que o partido tentou esconder durante muito tempo.

Para o Presidente do Partido para a Paz, Democracia e Desenvolvimento-PDD, Raúl Domingos, "era de esperar que como consequência duma democracia frágil dentro dos partidos, a Frelimo tivesse uma explosão interna".

Por seu turno, o académico Calton Cadeado vê a situação provocada por Samora Machel Jr. como um teste à própria Frelimo para rediscutir a sua unidade, a coesão, o foco e a sua solidez como partido.

Eleitorado da Frelimo dividido

Entretanto, Raúl Domingos diz que por causa da entrada de Samora Machel Jr. na corrida eleitoral, nenhum candidato poderá ganhar a eleção logo à partida.

"Acredito que é muito provável haver uma segunda volta, porque, pela primeira vez, o eleitorado da Frelimo vai às urnas dividido, para além de que todos os candidatos ao município de Maputo são fortes", destacou o líder do PDD.

Refira-se que a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), órgão social da Frelimo, reunida na cidade de Tete, manifestou esta segunda-feira, 20, o seu apoio incondicional a todos os cabeças-de-lista do Partido, incluindo Eneas Comiche, segundo uma declaração feita por Mety Gondola, Secretário-geral.

XS
SM
MD
LG