O líder da UNITA Isaías Samakuva exige que o Presidente da República José Eduardo dos Santos apresente no Parlamento, antes do fim do seu mandato, os números actuais e reais sobre a dívida pública do país.
Isaías Samakuva fez este desafio no comício de sábado, 11, que marcou o 51 anos da fundação do partido por Jonas Savimbi e 12 companheiros, que se assinala nesta segunda-feira, 13.
"O Presidente da República em funções deve apresentar no Parlamento o quadro informativo integral e transparente da dívida pública interna e externa do país, quadro que devia ser validado e certificado por uma entidade independente, antes do fim do mandato do Presidente José Eduardo dos Santos", desafiou.
Samakuva voltou a acusar os governantes de se terem tornado em "comerciantes, que não pagam as dívidas que contraem e ainda continuam a ser financiados pelo saco azul de um Estado predador dirigido por eles mesmos".
Para o líder da UNITA, a "vida da maioria dos angolanos só piorou não houve melhorias no sector da educação, na saúde, da habitação, tudo piorou"
Na sua interveção, o líder da oposição dissertou sobre os mais diversos temas da actualidade angolana de olho nas eleições de Agosto.
Refira-se que uma equipa de jornalistas da TPA foi impedida de fazer a cobertura e expulsa do local por alguns simpatizantes da UNITA, acto repudiado pelo presidente do partido no local.
Mais tarde o Sindicato de Jornalsitas Angolanos também condenou o acto.