O Presidente da UNITA acusou nesta quarta-feira, 21, o MPLA de querer impor as suas ideias sobre as autarquias locais, tal como tem feito nas eleições gerais.
Isaías Samakuva afirmou que o seu partido tem muitas ideias sobre a implementação das autarquias e que vai levar o assunto ao Conselho da República, que se realiza amanhã em Luanda.
Sem avançar as principais ideias do partido, Samakuva disse que a UNITA vai partilhá-las com o Presidente da República e espera que sejam tidas em conta.
“Nós vamos amanhã colocar as nossas ideias ao Presidente da República e esperamos que sejam tidas em conta”, sublinhou o líder do principal do partido da oposição.
O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado Adão de Almeida assegurou na segunda-feira, 19, ter tudo pronto para realização das eleições autárquicas dentro de dois anos e que, mesmo sendo aplicado o principio do gradualismo, nenhum município vai ficar de fora.
A VOA sabe que o Executivo angolano prevê para 2020 a realização das eleições autárquicas em alguns municípios, enquanto a oposição quer que elas aconteçam em todos os municípios já no próximo ano.
O Conselho da República deve pronunciar-se sobre o processo e as datas das eleições autárquicas na quinta-feira.