Links de Acesso

Rússia expulsa 23 diplomatas britânicos em retaliação ao Reino Unido


Embaixada Birtânica em Moscovo, 17 de Março, 2018.
Embaixada Birtânica em Moscovo, 17 de Março, 2018.

Theresa May já respondeu à decisão russa, dizendo que o Reino Unido não tolera ameaças

A Rússia expulsou 23 diplomatas britânicos neste sábado, 17 de Março, em retaliação contra Londres, que acusou o Kremlin de orquestrar um ataque de agente nervoso contra um antigo espião russo e a sua filha no sul da Inglaterra.

Numa escalada da crise, a Rússia disse que também encerra as actividades do British Council, que promove vínculos culturais entre os dois países e o consulado geral da Grã-Bretanha em São Petersburgo.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que dava aos 23 diplomatas britânicos uma semana para deixar o país.

Theresa May aponta o dedo à Rússia por ataque contra espião em cidade inglesa.

A atitude russa, mais dura do que esperado, seguiu-se à decisão da Grã-Bretanha na quarta-feira, 14 de Março, de expulsar 23 diplomatas russos por causa do ataque na cidade inglesa de Salisbury, que deixou o ex-espião russo Sergei Skripal, 66, e a sua filha Yulia Skripal, 33, gravemente doentes no hospital.

Reino Unido não tolera ameaças

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse no sábado que o Reino Unido vai considerar os seus próximos passos ao lado de seus aliados nos próximos dias, depois da decisão de retaliação da Rússia.

“Nós nunca toleraremos uma ameaça à vida de cidadãos britânicos e outros em solo britânico pelo governo russo. Podemos ficar mais tranquilos pelo forte apoio que recebemos de nossos amigos e aliados em todo o mundo”, afirmou May no fórum Partido Conservador em Londres.

XS
SM
MD
LG