O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, acusou a Rússia de usar a energia como uma "ferramenta política" na Europa, em conversações com o seu homólogo polaco, Jacek Czaputowicz , em Varsóvia.
Numa conferência de imprensa após o encontro,Tillerson disse que os Estados Unidos se opõem ao gasoduto do Nord Stream 2 projectado para ligar a Rússia e a Alemanha.
Alguns países da Europa do leste também são contra o gasoduto, que daria à Rússia uma parcela maior do mercado de gás natural.
"Tal como a Polónia, os Estados Unidos opõem-se ao gasoduto Nord Stream 2", disse Tillerson.
"A nosso ver, isso prejudica toda a segurança e estabilidade energética da Europa e dá à Rússia mais uma ferramenta para politizar a energia," disse o chefe da diplomacia americana.
A visita de Tillerson à Polônia acontece numa altura em que os Estados Unidos aumentam as exportações de gás natural liquefeito (GNL) para a Europa central.
Funcionários seniores do governo americanos disseram que Washington ajudará as nações europeias a diversificar o seu suprimento de energia, de modo que não dependam exclusivamente da Rússia.