Links de Acesso

Projeto "Aprenda": uma esperança para os meninos de rua em Nampula


Alimo Uirissone, mentor do projeto "Aprenda"
Alimo Uirissone, mentor do projeto "Aprenda"

Alimo Uirissone, um estudante de Inglês na Universidade Rovuma em Nampula, Moçambique, faz da sua missão de vida reintegrar meninos que vivem na rua, através da educação.

O estudante é o mentor do projeto “Aprenda”, uma iniciativa que tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes, em situação de rua a ler, escrever e a fazer contas.

Projeto Aprenda dá esperança a crianças em situação de rua na cidade de Nampula
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:43 0:00

Desde 2022, Alimo Uirossone tem formado dezenas de crianças que podem agora contar uma história de sucesso, como Faizal Saide, um jovem com deficiência física, rejeitado pela família, que encontrou refúgio nas ruas de Nampula.

Hoje, Faizal é técnico de eletricidade, mas quando foi abordado pelo professor Alimo estava pouco crente num futuro risonho: “Saí de casa e fui para a rua. Encontrei aquele professor e perguntou, querem estudar? E quando ele dizia que a vida vai mudar pensávamos que era brincadeira”.

Mas Alimo Uirissone estava a falar tão a sério que usa todos os meios que pode para ajudar jovens que de outra forma não teriam a oportunidade de aprender e conseguir um emprego.

Jovens de Nampula que eram meninos de rua e se formaram em eletricidade com o projeto "Aprenda"
Jovens de Nampula que eram meninos de rua e se formaram em eletricidade com o projeto "Aprenda"

O projeto “Aprenda” treinou o primeiro grupo de rapazes na área de eletricidade. Quando Alimo começou o projeto usava fundos próprios, como a mesada que recebia do pai. Os amigos chegaram a contribuir com material escolar, canetas, cadernos e comida para motivar os meninos.

Em 2024, Alimo criou uma recolha de fundos online no site GoFundMe – um site que aceita contribuições em dinheiro de pessoas em todo o mundo em prol das causas que os seus criadores lançam.

Apesar de ter sido criada em 2024, “a angariação de fundos está ainda em pé” explica o estudante universitário, que promete que o dinheiro que angariar será para “ajudar as famílias dos meninos a tratarem documentos para eles, pagar um curso de empreendedorismo e oferecer um capital inicial para o negócio deles”.

“Está nos meus planos também implementar um projeto para eles, que irá focar na reintegração dos meninos da rua e angariação de fundos para os doentes vulneráveis hospitalizados”.

Embora haja boa vontade e a recolha tenha chegado até aos 500 dólares americanos, está muito longe do objetivo final de 7.500 dólares. Alimo diz que a sua maior dificuldade em encontrar pessoas para doar tem a ver com o tamanho da sua rede de amigos e ele não consegue chegar “às pessoas certas que gostam de apoiar trabalhos do género”: “Tem a ver com eu ter poucas amizades e falta de recursos para a divulgação”.

Mas com o dinheiro angariado até ao momento ele conseguiu comprar material de trabalho, como botas, capacetes, luvas e coletes, para os alunos que são agora técnicos de eletricidade.

A inspiração de Alimo em ajudar meninos de rua teve um impulso do programa norte-americano de liderança SUSI*: “Foi neste programa que encontrei a mim mesmo como líder e realizei um dos meus sonhos, que era visitar os Estados Unidos e tirar todos os estereótipos que tive sobre os Estados Unidos. O programa trouxe uma nova visão para mim e que abrange todos os meus próximos porque todos os dias ensino aquilo que aprendi.”

Tal como os seus formandos, que querem continuar a aprender, Alimo continua ávido na sua busca por conhecimento e acredita que o seu projeto poderá ter mais sucesso se ele continuar a participar em programas de liderança.





* Os Institutos de Estudo dos EUA (SUSIs) são programas académicos de cinco a seis semanas, focados em temas de estudos dos EUA para grupos de estudantes de licenciatura, académicos e professores estrangeiros. Organizado por universidades e faculdades dos Estados Unidos

Fórum

XS
SM
MD
LG