Links de Acesso

Malanje vai ter linha telefónica para denúncias de corrupção


Procuradoria da República de olho em empresas contratadas para fazer obras no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios

A Procuradoria da República na província angolana de Malanje vai criar uma linha telefónica para a população denunciar crimes de natureza económica e financeira.

A subprocuradora-geral da República titular na região, Francisca de Rosário Rasgado Marques, que anunciou a iniciativa, confirmou a investigação de 37 processos com dois detidos, nomeadamente o administrador municipal de Cacuso e o ex-administrador municipal adjunto de Cangandala.

Malanje vai ter linha telefónica para denúncias de corrupção - 1:23
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:23 0:00

“Sabemos que temos o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, portanto, são recursos financeiros que foram alocados que [se], aquele administrador em vez de aplicar este recurso financeiro à prestação da sociedade colectiva deu outro destino, naturalmente a PGR vai investigar e esses administradores serão responsabilizados”, garantiu.

Uma comissão do Ministério Público estará no encalço das empresas contratadas para obras no PIIM, mas paralisadas por incumprimento das obrigações dos empreiteiros.

O órgão pretende inquirir se foram respeitadas as normas de contratação pública e dos concursos públicos.

“Só estamos à espera que nos deem a relação dessas obras que não estão a ser executadas na sua plenitude, nós queremos saber qual é o grau de execução financeira e física dessas obras”, garantiu a subprocuradora.

O Governo provincial poderá inutilizar os contratos com empreitadas incumpridoras.

XS
SM
MD
LG