Links de Acesso

Primeiros imigrantes ilegais chegam à base americana de Guantánamo


Primeiros migrantes ilegais a serem levados para a cadeia na Base de Guantánamo
Primeiros migrantes ilegais a serem levados para a cadeia na Base de Guantánamo

Os detidos pertencem ao Comboio de Aragua, uma gangue de rua venezuelano com alcance transnacional.

Os primeiros migrantes indocumentados, descritos pelas autoridades norte-americanas como os “piores dos piores”, já estão detidos nas celas no centro de detenção norte-americano na Baía de Guantánamo, em Cuba, à espera de serem enviados para os seus respetivos países.

O Pentágono confirmou nesta quarta-feira, 5, que 10 “estrangeiros ilegais de alta ameaça” chegaram na terça-feira, 4, ao centro de detenção, onde estão a ser mantidos sob a vigilância de oficiais da Imigração e Alfândega (ICE).

Medidas de imigração de Trump vão criar "caos judicial", dizem advogados
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:16 0:00

A Voz da América informou pela primeira vez sobre a transferência dos migrantes, transportados de Fort Bliss, Texas, para a Baía de Guantánamo a bordo de um avião de carga militar C-17 dos EUA na terça-feira.

De acordo com o Pentágono, a detenção dos migrantes de alta ameaça no centro de detenção da Baía de Guantánamo é uma medida temporária.

O ICE “está a tomar esta medida para garantir a detenção segura destes indivíduos até que possam ser transportados para o seus países de origem ou outro destino apropriado”, afirmou o Pentágono em comunicado.

A secretária da Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, publicou na terça-feira fotografias no X de alguns dos migrantes enquanto se preparavam para embarcar no avião de carga militar, chamando-lhes “os piores dos piores” e alertando que o esforço para os deportar está apenas a começar.

O Departamento de Segurança Interna disse mais tarde que todos os migrantes no voo militar eram membros do Tren de Aragua, uma gangue de rua venezuelano com alcance transnacional.

As autoridades não disseram quando ou como foram levados sob custódia pela primeira vez.

A Casa Branca anunciou planos para designar o Tren de Aragua como organização terrorista estrangeira.

Noem acrescentou que o seu departamento supervisionou a detenção de “assassinos condenados, violadores, abusadores de crianças, traficantes de droga, membros do gangue MS-13, membros do cartel”, nos últimos dias.

C/ Carla Babb e Jeff Seldin

Fórum

XS
SM
MD
LG