"António Costa é uma coisa rara na Europa nos dias de hoje: um socialista de sucesso", escreve o jornal dos Estados Unidos Politico que elege o primeiro-ministro português como uma das figuras mais influentes para 2018 na Europa.
Para o Politico, o governante português está na nona posição do ranking "Class of 28" por ser uma personalidade que "está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa".
Campeão da mudança
"Costa um duro lutador político escondido atrás de um pronto sorriso de campanha", elogia o jornal, que acrescenta que "ao contrário de outros socialistas manchados pela associação a tempos difíceis, Costa conseguiu apresentar-se como um campeão da mudança, capaz de mudar a página da austeridade".
Mas o jornal norte-americano não se fica por aí, escrevendo também que António Costa tem uma "capacidade extraordinária" no que toca a conseguir equilibrar as exigências da esquerda para reverter as medidas austeras da recessão com "uma mudança cautelosa, que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na Zona Euro".
Na lista de figuras influentes para 2018 publicada pelo Politico, composta por 28 nomes (18 homens e 10 mulheres) de várias nacionalidades, o primeiro-ministro português está em nono e é o único português a constar do ranking.
A "Class of 28" é liderada pelo presidente do Partido Democrático Alemão Libeal Christian Lindner, pelo ministro da Justiça e Lorde Chanceler do Reino Unido Michael Gove, e pela ministra do Trabalho francesa Muriel Pénicaud.