Links de Acesso

Primeira remessa de vacinas contra a varíola deve chegar à RDC quinta-feira


Um profissional de saúde congolês fala com uma doente suspeita de varíola antes de recolher a sua amostra para exame no centro de tratamento do hospital de Kavumu, no território de Kabare
Um profissional de saúde congolês fala com uma doente suspeita de varíola antes de recolher a sua amostra para exame no centro de tratamento do hospital de Kavumu, no território de Kabare

A primeira entrega de vacinas contra a varíola chegará à República Democrática do Congo (RDC) na quinta-feira, 5, informou o organismo de controlo sanitário da União Africana.

“Estamos muito satisfeitos com a chegada deste primeiro lote de vacinas à RDC”, disse à AFP Jean Kaseya, chefe dos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças, acrescentando que eram esperadas mais de 99.000 doses.

O vasto país da África Central, com cerca de 100 milhões de habitantes, está no epicentro do surto de varíola, com casos e mortes a aumentar.

Mais de 17.500 casos e 629 mortes foram registados no país desde o início do ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Agradecemos à União Europeia, através da Autoridade Europeia de Resposta a Emergências Sanitárias, por ter respondido imediatamente ao nosso apelo de solidariedade”, afirmou a Kaseya.

A OMS declarou uma emergência internacional devido ao mpox a 14 de agosto, preocupada com o aumento do número de casos da nova estirpe Clade 1b na RDC, que se propagou aos países vizinhos.

Em África, o mpox está agora presente em 13 países, incluindo o Burundi, o Congo-Brazzaville e a República Centro-Africana, segundo dados do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças África de 27 de agosto.

Fora do continente, o vírus foi também detectado na Suécia, no Paquistão e nas Filipinas.

Anteriormente designado por varíola do macaco, o vírus foi descoberto em 1958 na Dinamarca, em macacos mantidos para investigação.

Foi descoberto pela primeira vez em seres humanos em 1970, no que é atualmente a RDC.

A varíola é causada por um vírus transmitido aos seres humanos por animais infectados, mas também pode ser transmitida de pessoa para pessoa através de um contacto físico próximo.

A doença provoca febre, dores musculares e grandes lesões cutâneas semelhantes a furúnculos.

Fórum

XS
SM
MD
LG