O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou nesta quinta-feira, 19, aos moçambicanos a unirem-se num esforço comum para responder aos impactos das calamidades naturais, à crise económica e à instabilidade político-militar.
Filipe Nyusi falava num breve discurso perante embaixadores acreditados no país, que juntamente com representantes das Nações Unidas, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, apresentaram cumprimentos de Ano Novo.
O momento que serviu para abordar os desafios para 2017, entre eles a chuva que está a criar estragos, além de já ter causado vítimas mortais, o Chefe de Estado lamentou a situação e diz que é preciso redobrar esforços perante as adversidades.
Nyusi reafirmou, por outro lado, que o seu Executivo está empenhado no esclarecimento das dívidas da Ematum, ProIndicus e MAM, para que os parceiros de Moçambique possam retomar o apoio ao país.
Por seu lado, os diplomatas enalteceram os esforços pelo fim da instabilidade e dizem esperar que Moçambique alcance a paz efectiva.