No calor das eleições autárquicas realizadas a 10 de Outubro em Moçambique, o Presidente Filipe Nyusi dirigiu uma comunicação à nação nesta quinte-feira, 18, na qual condenou a violência e pediu serenidade.
Durante um discurso de cinco minutos sem direito a perguntas dos jornalistas, Nyusi deu, no entanto, uma nota positiva ao processo.
“Estas foram as eleições mais participadas de sempre e as que registaram menos casos de violência, tendo em consideração as ocorrência que foram reportadas e reclamadas”, elogiou o Presidente.
Apesar desta avaliação, o facto é que os resultados estão longe de trazer tranquilidade.
Desde o anúncio da contagem intermédia, em várias autarquias, a oposição reclama de fraude eleitoral e desdobra-se em recursos para rever os resultados.
Por seu lado, a sociedade civil considera mesmo que as eleições não foram transparentes.
Com ou sem contestação, Filipe Nyusi diz que é preciso manter a serenidade enquanto se aguarda elos resultados finais.
“Gostaria de usar esta ocasião para exortar a todos a manterem a calma, a serenidade e o respeito pelas leis, enquanto se aguarda pelo anúncio dos resultados definitivos, valores que deverão permanecer depois da proclamação”, concluiu Nyusi.
Resultados oficiais divulgados no domingo dão vitória à Frelimo, partido no poder, em 44 municípios e à Renamo, na oposição, em oito autarquias, enquanto o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, ganhou no município da Beira.