Links de Acesso

Presidente Biden anula decreto de Trump que impedia presença de transgéneros nas Forças Armadas


Presidente Joe Biden no Salão Oval da Casa Branca
Presidente Joe Biden no Salão Oval da Casa Branca

O Presidente dos Estados Unidos assinou um decreto que anula a decisão do anterior chefe da Casa Branca, Donald Trump que proibia a entra de transgéneros nas Forças Armadas.

"O Presidente Biden acredita que a identidade de género não deve ser uma barreira para o serviço militar e que a força da América está na sua diversidade", escreveu a Casa Branca em comunicado divulgado nesta segunda-feira.

A nota acrescenta que "permitir que todos os americanos qualificados sirvam o seu país é melhor para os militares e melhor para o país, porque uma força inclusiva é uma força mais eficaz".

Em 2016, o então Presidente Barack Obama permitiu que transgéneros servissem abertamente e recebessem cuidados médicos para a transição de sexo, mas Donald Trump congelou o recrutamento.

Ao anunciar a decisão, o antigo Presidente republicano afirmou que os militares não poderiam ser "sobrecarregados com o tremendo custo médico e com a perturbação que a presença dos transgéneros causaria".

A medida chegou a ser suspensa pela Justiça, por considerá-la discriminatória, mas em Janeiro de 2019 o Supremo Tribunal autorizou a entrada em vigor do veto de Trump.

XS
SM
MD
LG