O Presidente francês Emmanuel Macron visita Angola em Dezembro de 2019 e desloca-se à província de Malanje para ver os projectos financiados por Paris e investimentos privados.
O anúncio foi feito pelo embaixador francês em Angola, Sylvain Itté, neste fim-de-semana na terra da palanca negra.
O volume do financiamento do Governo francês na província de Malanje está avaliado em mais de dois milhões de euros com a formação profissional e pedagógica dos docentes, além dos equipamentos do Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje (ISTAM) em fase de conclusão no âmbito da cooperação entre ambos países no domínio da educação e investigação cientifica.
Dezenas de milhões de dólares americanos foram investidos pelo Grupo Castel num campo produção de quatro mil hectares de cultura de milho para produzir grits para a produção de cerveja, no município de Cangandala, integrada no Pólo de Desenvolvimento Agro-industrial de Capanda (Sodepac).
Sylvain Itté garantiu que o alicerce para uma maior presença oficial e institucional da França em Malanje está em construção com os investimentos na formação de quadros que garantem no futuro breve mão-de-obra qualificada.
“No futuro as empresas estrangeiras, a começar pelas francesas vão encontrar aqui pessoas, mão-de-obra qualificada”, concluiu o diplomata.