O presidente executivo da Portugal Telecom (PT) foi eleito o sexto melhor gestor europeu, e o segundo melhor no sector nas telecomunicações.
Factor determinante foi o negócio da Vivo uma empresa brasileira de comunicações móveis que a PT vendeu aos espanhóis por 7,5 mil milhões de euros.
O índice Reuters Extel dos 25 melhores e mais influentes gestores europeus é elaborado com base em votos de quase 6.500 empresas cotadas na bolsa, analistas de mercado e sociedades de investimento.
Em primeiro lugar, no sector das telecomunicações, ficou Rene Obermann, da Deutsche Telekom, em resultado da venda de uma participada americana, a T-Mobile, à também americana AT&T por 39 mil milhões de euros.
No ano passado, Zeinal Bava ocupava a 17ª posição na lista dos melhores gestores europeus. Na chefia dos destinos da PT desde 2008, Bava é considerado um gestor agressivo que aposta na expansão da Portugal Telecom nos mercados internacionais, onde tem importantes negócios, para além do Brasil (onde se associaou à Oi após da venda da Vivo), nomeadamente em Angola, através de uma participação na Unitel.