O Presidente das Comores, Azali Assoumani, está “fora de perigo” depois de ter sido ferido na sexta-feira, 13, num ataque com uma faca por um polícia de 24 anos, que foi encontrado morto na sua cela um dia depois, informaram as autoridades no sábado.
O ataque ocorreu por volta das 14 horas locais (1100 GMT) de sexta-feira em Salimani Itsandra, uma cidade a norte da capital, Moroni.
“O Presidente está a passar bem. Não tem problemas de saúde, está fora de perigo. Foram dados alguns pontos”, disse o Ministro da Energia, Aboubacar Saïd Anli, numa conferência de imprensa em Moroni, no sábado.
Azali foi atacado quando participava num funeral, segundo a presidência. O motivo do ataque ainda não foi determinado.
O agressor, Ahmed Abdou, saiu de licença na quarta-feira antes de orquestrar o ataque na sexta-feira.
Abdou foi colocado numa cela depois de ter sido detido. No entanto, “este sábado de manhã, quando os investigadores foram vê-lo, encontraram-no deitado no chão, o seu corpo estava sem vida”, disse Ali Mohamed Djounaid, procurador público das Comores, numa conferência de imprensa separada.
Acrescentou que estava a ser conduzida uma investigação para determinar o motivo do ataque e a causa da sua morte.
Em maio, Assoumani foi empossado para um quarto mandato após uma eleição tensa em janeiro, que os seus opositores afirmam ter sido manchada por fraude eleitoral. As autoridades negam as alegações.
Fórum