Links de Acesso

Presidente da Renamo reclama vitória e Frelimo não se pronuncia


Ossufo Momade, presidente da Renamo, coloca o boletim de voto na urna, no dia 11 de outubro nas eleições autárquicas em Moçambique.
Ossufo Momade, presidente da Renamo, coloca o boletim de voto na urna, no dia 11 de outubro nas eleições autárquicas em Moçambique.

Autoridades eleitorais têm até 15 dias para promulgar os resultados das eleições autárquicas de 11 de outubro

O presidente da Renamo declarou que o seu partido venceu as eleições autárquicas desta quarta-feira, 11, em Moçambique, apesar das alegadas irregularidades perpetradas pela Frelimo e órgãos de gestão autárquica, segundo o próprio Ossufo Momade.

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) diz ser ainda cedo para a divulgação dos resultados, visto que decorre o apuramento ao nível distrital e a Comissão Nacional das Eleições (CNE) tem até 15 dias para submeter os resultados para a validação pelo Conselho Constitucional.

Renamo diz que "já resgatou Maputo"
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:16 0:00

Para o analista e membro do Instituto Moçambicano para a Democracia (IMD), Dércio Alfazema, o anúncio unilateral dos resultados pode degenerar em tensão e turbulência pós-eleitoral.

Cerca de 24 horas depois da realização das sextas eleições autárquicas em Moçambique, o líder da oposição veio a público afirmar que o seu partido ganhou de forma "convincente e inequívoca" a votação, apesar das "inúmeras ilegalidades preparatórias da fraude eleitoral", alegadamente praticadas pela Frelimo.

Eleições Autárquicas: Cortes de energia, acesso às redes sociais e outras anomalias marcam dia de voto
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:12 0:00

Ossufo Momade acusou ainda a Frelimo e os órgãos eleitorais de terem pago alguns presidentes de mesa para fazer "o enchimento das urnas, falsificar os resultados" e recusarem-se a elaborar as actas e editais nas mesas onde o partido venceu.

Momade disse que a Polícia da República de Moçambique (PRM) é cúmplice, o que para o Chefe de Operações do STAE-Central, Leonardo Bila, são acusações infundadas.

Por seu lado, a porta-voz do STAE, Regina Joyce Matsinhe, referiu ser cedo para o anúncio dos resultados visto que decorre o processo de apuramento ao nível distrital que durará até três dias, sendo que os órgãos centrais têm até 15 dias para a divulgação de quem venceu em cada uma das 65 autárquicas.

Enquanto os resultados eleitorais não são divulgados, em Maputo, os cabeças de lista da Renamo, Venâncio Mondlane, e da Frelimo, Razaque Manhique, usaram as redes sociais para reivindicar as respetivas vitórias.

Dércio Alfazema, do IMD, considera que "este tipo de situação atípica pode gerar turbulência".

A Frelimo, partido no poder, ainda não se pronunciou e, segundo fontes seguras, deve reunir-se nesta quinta-feira, antes de qualquer tomada de posição.

Eleições Autárquicas: Cidadãos comentam processo eleitoral
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:49 0:00

Recorde-se que 4.8 milhões de moçambicanos estavam inscritos para o pleito nas 65 autarquias.

Fórum

XS
SM
MD
LG