O Presidente do Malawi confirmou nesta terça-feira, 11, que o vice-presidente Saulos Chilima morreu num acidente de avião ontem, juntamente com mais nove pessoas.
"A equipa de busca e resgate encontrou a aeronave... completamente destruída, sem sobreviventes, já que todos os passageiros a bordo morreram com o impacto", disse Lazarus Chakwera numa mensagem à nação.
Ele acrescentou que “palavras não podem descrever o quão doloroso é isto”, uma “terrível tragédia”.
A ex-primeira-dama do Malawi, Shanil Dzimbiri, também estava a bordo.
O avião militar, que transportava Chilima, de 51 anos, e outras nove pessoas, desapareceu na segunda-feira, depois de não ter aterrado na cidade de Mzuzu, no norte do país, devido ao mau tempo e ter sido avisado para regressar à capital, Lilongwe.
Fotografias partilhadas com a AFP por um membro da equipa de resgate militar mostram militares parados numa encosta enevoada perto de destroços com o número de registo da aeronave Air Wing Dornier 228-202K do Exército do Malawi.
O comandante do exército, general Paul Valentino Phiri, disse anteriormente que vários países, incluindo os vizinhos do Malawi, estavam a ajudar nos esforços de busca, com apoio que inclui helicópteros e drones.
Saulos Chilima e nove acompanhantes partiram pouco depois das 9 horas de Lilongwe ontem para assistir ao funeral de um antigo ministro a cerca de 370 quilómetros de distância, em Mzuzu.
Fórum