Links de Acesso

“Ponta Gea” de João Paulo Borges Coelho sai hoje


Ponta Gea, de João Paulo Borges Coelho
Ponta Gea, de João Paulo Borges Coelho

Com “As Visitas do Dr. Valdez “, Coelho ganhou o Prémio José Craveirinha – 2006, o mais importante da literatura moçambicana.

O escritor moçambicano João Paulo Borges Coelho lança, esta tarde, no Camões-Centro Cultural Português, em Maputo, o livro “Ponta Gea”.

Uma nota da editora Ndjira diz que o livro, que será apresentado pelo jornalista Fernando Lima, é “sobre a infância, e o título provém do nome de um bairro da cidade da Beira, erigido em ‘zona de origem’ do autor”

A nota detalha que “Ponta Gea” tem quinze textos “que se entrecruzam e sugerem uma sequência cronológica, mas que também podem ser lidos isoladamente, não se trata de um livro de memórias da infância, mas de um exercício de ficção”.

Tais textos, sublinha a nota, “apoiam-se em factos do acontecido e recuperam figuras e acontecimentos que o tempo foi desgastando”.

João Paulo Borges Coelho é autor entre outros, de “As Duas Sombras do Rio “, “O Olho de Hertzog” e “As Visitas do Dr. Valdez “. Com o último ganhou o Prémio José Craveirinha – 2006, o mais importante da literatura moçambicana.

Nascido no Porto, Portugal, em 1955, João Paulo Borges Coelho, cresceu na cidade de Beira, onde fez o ensino secundário. É doutorado pela Universidade de Bradford (Reino Unido).

Coelho é professor catedrático de história na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

XS
SM
MD
LG