A Polícia da Republica de Moçambique (PRM) no distrito fronteiriço de Manica, centro do país, deteve um cidadão indiciado no roubo de 11 quilos de ouro e 240.142 meticais (3.800 dolares norte americanos) a uma mineradora de capitais chinesa que explora aquele mineral na região.
Segundo a Polícia, o homem identificado por Saquilo Sagibo, de 32 anos, ex-cozinheiro da empresa mineira Lean-Tesal Mining Penhalonga, retirou o ouro e dinheiro do cofre do escritório da empresa no sábado e foi detido no domingo quando tentava sair daquele distrito.
Leonardo Colher, chefe do departamento de Relações Públicas no comando provincial da Polícia de Manica, disse que o homem aproveitou-se do domínio dos escritórios para roubar a empresa fim de semana.
“O cozinheiro conhecia o cofre onde era guardado o ouro e o dinheiro e arrambou a porta do escritório e introduziu-se no interior, apesar de ele na altura da acção já estar desvinculado a empresa por acusações de outros roubos”, disse Leonardo Colher, adiantando que o cozinheiro depois de despedido manteve dentro da área mineira da empresa.
Ainda segundo o responsável, a Polícia foi accionada horas depois do roubo, tendo investigado as pistas que conduziram na neutralização e detenção do referido cozinheiro, que ainda não tinha gasto nenhum produto do furto.
“A Polícia recuperou na totalidade os 11 quilos de ouro e os 240.142 meticais roubados a empresa pelo ex-cozinheiro”, assegurou Leonardo Colher, acrescentando que o homem foi detido fora da área mineira onde a empresa explora o ouro naquele distrito fronteiriço.