A polícia moçambicana acusa 13 homens da Renamo de terem atacado na madrugada desta segunda-feira, 3, o Posto Administrativo de Mecua, no distrito de Meconta na província de Nampula.
O porta-voz da corporação local Zacarias Nacute disse que os homens invadiram e incendiaram a sede do Posto Administrativo, destruindo documentos e uma viatura que se encontrava no local.
Ainda de acordo com Nacute, os homens da Renamo invadiram também o Centro de Saúde local e levaram cobertores, um colchão e outros materiais.
Fontes da VOA disseram que desde a semana passada, vários residentes de Mecua manifestaram alguma preocupação com certas movimentações de pessoas consideradas “estranhas” ao local.
A polícia pede calma e garante ter reforçado a segurança no local.
Um professor da escola local lamentou a situação por acontecer numa altura em que o país vai comemorar amanhã assinatura dos acordos de Roma, mas num clima de total insegurança.
Refira-se que nos últimos meses alguns distritos da província de Nampula, nomeadamente Murrupula, Meconta e Mogovolas, têm reportado casos de ataques atribuídos ao homens da Renamo, mas sem confirmação de nenhuma das partes.
A VOZ de America, contactou Gloria Ubisse , membro da Renamo, que disse que o seu partido poderá reagir amanha durante as celebrações dos 24 anos da assinatura dos Acordos dePaz de Roma.