Links de Acesso

Política na América: Nomeações de Donald Trump causam controvérsia


 Matt Gaetz, congressista indicado pelo Presidente eleito, Donald Trump, para Procurador Geral da República
Matt Gaetz, congressista indicado pelo Presidente eleito, Donald Trump, para Procurador Geral da República

Algumas das nomeações de Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para o seu Governo, particularmente uma delas, estão a causar uma onda de controvérsia que levanta a possibilidade de encontrar oposição dentro do Senado, mesmo tendo os republicanos a maioria.

Política na América: Nomeações de Donald Trump causam controvérsia - 4:06
please wait

No media source currently available

0:00 0:04:28 0:00

As nomeações têm que ser aprovadas pelo Senado após audiências em que os nomeados são interrogados por senadores e no caso de Matt Gaetz, indicado para Procurador Geral poderá tornar-se num espetáculo de pormenores sobre ligaçoes sexuais de Gaetz, incluindo orgiais com menores de idade, com uso de drogas..

Gaetz, no entanto, nega todas as acusações.

Matt Gaetz estava a ser investigado por um comité de ética da Câmara dos Representantes, mas ao ser nomeado ele apresentou a sua renúncia no parlamento o que, de acordo com o presidente da Câmara, o republicano Mike Johnson, impede agora a revelação desse relatório.

Muitos senadores querem, no entanto, acesso a esse relatório e a sua nomeação continua a provocar fortes críticas por parte dos Democratas.

O senador democrata Adam Schiff disse à cadeia de televisão CNN que Gaetz, na sua opinião, não está qualificado para servir na função proposta.

Adam Schiff
Adam Schiff

“Vamos realmente ter um Procurador Geral com alegações credíveis de que esteve envolvido em tráfico sexual de crianças, potencial uso de drogas ilícitas, obstrução de investigação, que não tem experiência em servir no Departamento de Justiça a não ser como pessoa investigada por esse departamento?”, interrogou-se Schiff mencionando uma investigação das autoridades, que, contudo, não resultou em qualquer acusação formal.

Abalar o status quo

A investigação do Comité de Ética da Câmara foi feita independentemente dessa investigação do Departamento de Justiça.

O senador republicano Markwayne Mullin acredita que o Senado deveria ter acesso às conclusões da investigação, mas disse à cadeia de televisão NBC que Gaetz merece uma chance justa de ser confirmado para o papel.

Markwayne Mullin
Markwayne Mullin

“Não tenho dúvidas de que o Presidente Trump acredita que Matt é a pessoa certa para fazer o trabalho certo”, disse, acrescentando que “Matt será tratado da mesma forma que todos os nomeados”.

O líder da minoria na Câmara dos Representantes, o democrata Hakeem Jeffries, também falou à cadeia de televisão NBC e questionou as escolhas do Presidente eleito Trump, alguns dos quais não têm experiência relacionada com as funções propostas.

Hakeem Jeffries
Hakeem Jeffries

Será isto o melhor que a América tem para oferecer num momento como este, com tantos desafios que enfrentamos? Claro que não”, afirmou Jeffries.

Por seu lado, o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Johnson está também envolvido numa controvérsia por se recusar a divulgar o relatório do Comité de Ética que inestigou as alegações contra Gaetz.

Johnson diz que como Gaetz se demitiu da Câmara dos Representantes não há que divulgar o relatório.

Johnson acrescentou à CNN que o povo americano deu aos republicanos o mandato para abalar o status quo.

Mike Johnson
Mike Johnson

“Qualquer Presidente tem o direito de nomear o seu próprio gabinete, de nomear pessoas que considere que cumprirão a sua agenda. E as pessoas que estão nesta lista farão isso. Eles irão para as agências que estão a ser convidados a liderar e irão reformá-las”, afirmou.

Trump nomeia um velho aliado e um homem de confiança da campanha para cargos de topo nos serviços secretos
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:11 0:00

Espera-se que a maioria das escolhas de Trump para o seu Governo obtenha uma aprovação rápida do Senado após as audiências de confirmação, mas com muitos republicanos a lançarem dúvidas sobre Matt Gaetz, a sua nomeação pode não acontecer.

Outras duas nomeações controversas são a de Pete Hegseth, para secretário da Defesa, e Tulsi Gabbard para diretora dos Serviços de Inteligência.

Fórum

XS
SM
MD
LG