Links de Acesso

Polícia Judiciária de Cabo Verde apreende mais de tonelada e meia de cocaína em embarcação no alto mar


Droga apreendida na operação "Ventos Alísios", da Polícia Judiciária de Cabo Verde
Droga apreendida na operação "Ventos Alísios", da Polícia Judiciária de Cabo Verde

Operação "Ventos Alísios" teve a colaboração das congéneres de Portugal

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou a apreensão de uma embarcação de pesca com cerca de 1,6 quilos de cocaína nas águas do arquipélago e a prisão dos seus seis tripulantes que, com o barco, foram levados para o Porto da Praia, a capital.

Em nota publicada na sua página na internet,neste domingo, 1 de dezembro, a PJ disse que a operação "Ventos Alísios", feita "com intervenção direta da Polícia Judiciária cabo-verdiana e da Polícia Judiciária portuguesa, sob a coordenação do MAOC-N (plataforma de cooperação internacional), da Marinha Portuguesa e das Forças Armadas Portugueses”, resultou na apreensão de sessenta fardos, distribuídos em pacotes e blocos, totalizando 1.653,15 kg”, de cocaina.

A droga, com elevado grau de pureza, segundo a nota "saiu do Brasil e tinha como destino a Europa".

Além dos estupefacientes, foram encontrados e apreendidos diversos equipamentos eletrónicos, nomeadamente GPS, telefones satélites, compuradores portáteis e outros itens “com relevância probatória”.

A corporação deteve "em flagrante delito seis indivíduos, com idades entre os 28 e 43 anos, pela prática do crime de tráfico de drogas de alto risco, em coautoria".

Os serão presentes às autoridades judiciárias na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, para o primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação pessoais.

Em conferência de imprensa, o diretor da PJ reafirmou "o propósito de combater o crime de tráfico de drogas" porque, segundo Manuel da Lomba, "em Cabo Verde, os maiores crimes cometidos têm origem no tráfico de drogas".

A operação "Ventos Alísios" foi para Lomba "um exemplo de cooperação internacional" no combate ao tráfico de droga.

"Há uma relação muito forte da PJ de Cabo Verde com a PJ portuguesa, muito profícua", referiu, acrescentando o papel decisivo, neste caso, das autoridades dos EUA, Reino Unido, Brasil e da Marinha Portuguesa, cujos meios levaram os agentes para o mar, além de outros países numa plataforma comum.

Cabo Verde é apontado como um dos pontos da rota do tráfico de droga da América Latina para a Europa e a PJ tem feito muitas apreensões de drogas nos últimos anos.

Fórum

XS
SM
MD
LG