Mais de uma tonelada de droga do tipo cannabis sativa, vulgo liamba, foi apreendida no passado mês de julho no município de Kiwaba-Nzoji, interior da província angolana de Malanje, pelo Comando Municipal da Polícia Nacional.
A droga, que estava a ser transportada num camião para comercialização em Luanda, encontrava-se dissimulada em sacos de bombó de 25 quilos.
Esta é a maior apreensão de droga na província desde 2020.
O comandante municipal da Polícia Nacional de Kiwaba-Nzoji, subinspetor André Manuel, revelou que foi possível intercetar a viatura a partir de uma denúncia de moradores.
Dois cidadãos foram detidos e encontram-se sob custódia do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que está a instruir o correspondente processo-crime para apresentação em juízo nos próximos tempos.
Cristiano Ndaluar, motorista da viatura, indiciado pelo crime de transporte e posse ilegal de estupefacientes, disse desconhecer o conteúdo no interior dos sacos que transportava.
“Quando levei não dei conta porque ensacaram com o bombó. Quando carreguei o saco só estava tipo bombó conforme costumo levar, os sacos estavam conforme eu levo sempre”, justificou, acrescentando “sempre quando passo nos [postos de] controlos picam não encontram nada. Ontem aconteceu quando picaram e encontraram essas coisas”.
O município de Cahombo, nordeste de Malanje, integra o corredor das localidades com elevados níveis de produção de liamba.