Links de Acesso

PGR de Angola aguarda que Isabel dos Santos seja notificada para responder a processo-crime


Hélder Pitta Gróz, procurador-geral da República, Angola
Hélder Pitta Gróz, procurador-geral da República, Angola

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos devem notificar a empresária angolana

O Procurador-Geral da República (PGR) de Angola diz estar a aguardar a resposta da empresária Isabel dos Santos às acusações que pesam sobre ela no processo sobre a sua gestão à frente da Sonangol.

Em declarações à imprensa, no lançamento do Manual de Ação contra o Tráfico de Seres Humanos para os magistrados do Ministério Pública e judiciais, nesta terça-feira, 30, em Luanda, Hélder Pitta Groz confirmou ter enviado às autoridades dos Emirados Árabes Unidos a notificação do processo-crime que deve ser entregue a Santos para que responda às 12 acusações que pesam sobre ela durante a gestão à frente da petrolífera nacional em 2016 e 2017.

"Continuamos a aguardar por respostas das diligências solicitadas às autoridades do Dubai sobre a empresária Isabel dos Santos", disse Pitta Groz, acrecentando que essa é uma “diligência fundamental” para se avançar com o processo.

Entretanto, a Voz da América sabe que a PGR está com dificuldade em concluir o processo-crime contra a filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos, por falta de cooperação de entidades de alguns países envolvidos.

Analistas políticos e juristas ouvidos em Luanda afirmam que o Governo angolano está a ser “incompetente” na recuperação do dinheiro depositado no estrangeiro e na forma como lida com o caso Isabel dos Santos.

Na conversa com os jornalistas hoje, o PGR avançou também que o processo contra o antigo vice-Presidente Manuel Vicente, Hélder Pitta Groz está a ser instruído e "no bom caminho", sem dar mais detalhes, nem a data em que o mesmo será concluído.

Vicente também vive no Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Fórum

XS
SM
MD
LG