A companhia de investimentos Goldman Sachs avisou hoje, 11, que o preço do petróleo poderá cair até $20 o barril, algo que a ocorrer poderá ter efeitos devastadores para a economia angolana.
Numa nota de imprensa a companhia afirma que tem que haver ainda mais reduções dos actuais preços para que haja um corte de produção mas acrescenta que há crescente incerteza sobre esse mecanismo o que poderá levar a reduções abruptas até 20 dólares o barril.
Avisa no entanto também que isso a ocorrer não ser um preço base. Para o próximo ano a companhia prevê um preço do petróleo a rondar os 45 dólares o barril.
O aviso da Goldman Sachs surge numa altura em que as receitas do estado angolano parece estarem a começar a recuperar do impacto da queda do preço do petróleo.
Dados do governo angolano revelam que as receitas do estado angolano atingiram em Junho cerca de 1.580 milhões de dólares o que é um aumento de mais de 200% em relação ao mês anterior embora seja uma redução de 65% face ao mesmo mês do ano anterior .
As despesas do estado angolano têm também o mesmo padrão atingindo 2.370 milhões de dólares, o que é um aumento de 50% em relação ao mês anterior mas mesmo assim uma queda de 48% face ao mesmo mês do ano anterior.